O que são artigos científicos e são importantes para a ciência??


artigo cientifico
Artigo Científico

Artigo científico, trata-se de um trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores.

Por esse motivo os artigos científicos são considera-se "artigo científico" o artigo que foi submetido a exames por outros cientistas, ou seja, que verificaram as informações, os métodos, a precisão, além dos resultados e conclusões obtidas.

Normalmente os artigos científicos não são muito extensos, não ultrapassando 20 páginas. 

Todo artigo científico tem uma formatação específica, isso varia de acordo com cada revista, mas a estrutura sempre será a mesma, abaixou você pode dar uma conferida sobre como é essa estrutura.


Título

O título do trabalho deve ser o mais claro possível e deve permitir identificar o conteúdo do trabalho.

Identificação dos Autores

O título é seguido do nome completo dos autores, sua qualificação profissional, a vinculação institucional ou a menção da instituição em que o trabalho foi realizado. O email do autor principal completa a identificação dos autores do trabalho.

Resumo

A parte que antecede o “corpo” do trabalho, consiste de um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. Sua finalidade é permitir aos leitores conhecer o teor do trabalho sem precisar recorrer à sua leitura integral.

Introdução

A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e sucinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento. 

Material e Métodos

Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação.
Mediante a descrição minuciosa dos métodos usados, o autor informa os leitores sobre os detalhes da obtenção dos dados em que se baseia o trabalho.

Resultados

Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. 

Discussão

Neste segmento do trabalho as observações de outros autores referentes ao tema do trabalho podem ser descritas, para comparação. Os resultados encontrados são detalhadamente discutidos e o seu significado é apontado. 

Conclusões

A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. 

Referências Bibliográficas

A última parte do trabalho é a coleção de referências bibliográficas efetivamente consultadas para o preparo e a elaboração do trabalho. Esta pode ser apresentada pela ordem de citação no texto ou pela ordem alfabética dos nomes do primeiro autor de cada referência. Deve-ser adotar o padrão ABNT para citações e referências. 

-----

Como visto, essa é a estrutura de um trabalho científico, as Universidades possuem em seu banco de dados, os TCC's, Dissertações e Teses de seus graduandos, mestrandos e doutores.

Além disso, você pode pesquisar artigos científicos confiáveis nas seguintes plataformas:




Esperando ter ajudado a possuir mais informações, deixo aqui o meu abraço e boa pesquisa e leitura.


Abaixo deixo pra vocês as referências que usei para construir tais informações:



Comentários